quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Nós fomos e recomendamos: Exposição Autocromos Lumière

Para os amantes da arte, fotografia e cinema.
A exposição dos Autocromos dos irmãos Lumière, inventores do cinema, é espetacular. Uma experiência que vai além da beleza de imagens.
Os irmãos Lumière eram cientistas e pesquisadores, além de grandes artistas... Estudavam processos, física e química, etc.

Nosso depoimento principal foi como ver um vídeo real da época (1890), com pessoas reais, vestimentas reais, com atitudes reais proporcionava um sentimento diferente (até esquisito) ...sem ser uma produção de filme de época, com textos, romances e atores, como estamos acostumados. "As pessoas não eram tão sérias e comportadas quanto parecem nas fotos e filmes que fazem releituras da época."

As cores são impressionantes para um procedimento rústico como a fécula de batata em placa de vidro. A delicadeza de algumas fotos são marcantes.
 A Ju ficou encantada com a delicadeza da fotografia... nota-se?
 Para quem é constantemente um pesquisador de moda, é interessante observar como algumas roupas de mais de um século atrás podem ser tão atuais, observe a criança sentada.
"As pessoas não eram tão sérias e comportadas quanto parecem nas fotos e filmes que fazem releituras da época." - Filme que mostra algumas jovens fazendo guerra de balde d'água.

"A estética induzida pelo procedimento Autocromo está a meio caminho entre a fotografia e pintura, em virtude do efeito pontilhado, oriundo da granulação da fécula, mas também da escolha dos assuntos. Com a relativa opacidade da rede de fécula impõe aumento do tempo de exposição, a placa continua suficientemente rápida para fixar a pose de um ser vivo, mas não seu movimento. Por isso, essas imagens algo estáticas lembram um quadro. Não se trata de simples instantâneo, mas de reprodução de um instante condensado e composto, emoldurado pela impressao de cor, nascida de inumeros toques de pigmentos modelados pelo pincel da luz. Assim, os Autocromos dão a alguns a impressão de "retrospecto""

A Exposição fica aberta no MON até dia 13/09...vale a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário