sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

NOVAS TÉCNICAS - SP

Bom... enfim, o último post sobre a nossa viagem para Sampa.
O objetivo principal da nossa viagem, para quem não acompanhou os ultimos posts, foi aprimorar técnicas de iluminaçao e trocar idéias com um fotógrafo italiano de moda, nosso professor. Foi surpreendente! 21 horas de imersão que realmente valeram a pena, mesmo enfrentando a chuva todos os dias.
Galera do curso, de todas as partes do Brasil... Salvador, Curitiba, Presidente Prudente, Santos,...
De volta à Curitiba, vamos colocar em prática o que aprendemos!

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

YOUR LIFE, OUR MOVIE - SPFW

Várias TVs, projeções e monitores passavam freneticamente imagens diversas, interconectadas por cabos, formando uma representaçao fisica do mundo virtual da internet... Muita gente não percebeu que aquilo era mais do que apenas a ambiência e decoração da SPFW, era um projeto interativo muito bacana de um trio de artistas: Fernando Velazquez, Francisco Lapetina e Bruno Favaretto.

O projeto que leva o nome Your Live, Our Movie (por sinal, com a mesma fonte do You Tube), era uma instalação interativa que utilizava a base de dados do site FLICKR.COM para realizar um filme coletivo em tempo real. 

Assim... digitamos "PIX PHOTO" e voilà... lá estava, ao vivo para todos verem, as fotos da PIX Photo projetada nas paredes da Bienal.


O projeto foi muito bacana. Os artistas abordaram o assunto de interatividade instânea com as pessoas presentes na Bienal, dando um toque especial ao contexto e temática da SPFW .

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

De volta de SP: SPFW + Novidades

Olá galera, estamos de volta a Curitiba! Trabalhos a mil e técnicas fotográficas renovadas! Essa semana vamos postar algumas novidades da  nossa viagem à Sampa. SPFW, Cursos, Pessoas e Lugares, etc.

SPFW: A PIX Photo esteve lá no útimo dia da 28 ediçao da São Paulo Fashion Week, Inverno 2010. Com o tema super atual "Linguagens, conectividade e a Internet", a semana de moda, que aconteceu no prédio da Bienal em São Paulo, apresentou uma plataforma física, um hub onde palavras,  ícones, fontes, imagens, tags, e símbolos circulavam, convergiam e conectavam-se criando sínteses, significados e sentidos.
  
Plotagens por todos os lados de símbolos, links e palavras: uma nuvem de tags ao vivo.

Este foi um projeto de 3 artistas "Your Life, Our Movie"que vamos comentar no proximo post.

Nosso símbolo favorito lá na SPFW --> PIX~


Larissa e Giuliana + Lilian Pacce no desfile da Carlota Joakina

Desfile Carlota Joakina - SPFW.

 E andando por São Paulo não podia faltar um bate papo com a galerinha de moda de Curitiba. Falamos com a Galeria Ludica (q infelizmente desencontramos), Rudy (FORD / Ponnei), e encontramos pelas ruas da Vila Madalena por um acaso a querida Dea Gappmayer do Acervo de Moda, e a designer Débora Padial (foto).

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

PIX EM SAMPA

Queridos Pixers! A PIX Photo está essa semana em São Paulo!
Primeiramente, hoje, para o São Paulo Fashion Week (SPFW), no desfile da marca Carlota Joakina da estilista Glória Coelho. (logo postamos mais)
E aproveitando a estadia, ficamos até terça-feira da próxima semana em curso para aperfeiçoar as nossas técnicas fotográficas.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

CREDENCIAL PARANA BUSINESS COLLECTION

Para os blogueiros, revistas e assessorias de plantão, já está aberto o cadastro de imprensa para o 4º Paraná Business Collection.

O evento, que vem em sua 4ª edição, é o principal evento de lançamento de tendências no Paraná. Com foco em Business, além dos desfiles e espaço de exposição, o evento apresenta stands para negócios e palestras que permeiam os assuntos Fashion + Business.
O evento, neste ano foi adiantado em relação aos anos anteriores para aproveitar o lançamento das coleções de inverno das marcas locais, acontecendo de 22 a 26 de Fevereiro, no Centro de Exposições Horácio Sabino Coimbra - CIETEP, Curitiba-PR.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

HOJE: Documentário David LaChapelle

O canal GNT apresenta volta e meia programas bem interessantes sobre arte e moda. Dando uma procurada na programação de hoje, vi que às 21:00h, entre a transmissão dos desfiles do SPFW, terá a exibição do documentário "David LaChapelle - Olhos Mágicos".

O documentário, inédito, traz entrevistas com o próprio fotógrafo, seus assistentes, além de imagens de vários ensaios e exposições. LaChapelle já trabalhou com Andy Warhol e clicou Gisele Bündchen, Michael Jackson, Lady Gaga, entre outros, sendo conhecido por suas fotos provocantes, impactantes e, por vezes, bizarras.

Anotem aí!

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

PDN Photo Anual: Inscrições prorrogadas

Para quem curte acompanhar ou participar de concursos de fotografia aqui vai a notícia: A Photo District News prorrogou o prazo para a inscrição no PDN Photo Anual 2010 para dia 25/01/2010 (semana que vem).



O concurso é muito bacana. A cerimônia de premiação dos vencedores será em Maio deste ano em New York, USA e o primeiro colocado ganhará 15.000,00 dólares + uma exposição solo no Museu de Arte de Farnsworth em Rockland, Maine.
Vocês podem encontrar mais informações no site do Photo District News , bem como as fotos participantes deste ano e as fotos vencedoras do ano passado (que por sinal, são incríveis!)

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

NOMES: DEBRA WEISS - Consultora para fotógrafos

Navegando pelos sites e blogs de fotografia de moda, encontrei notas sobre uma pessoa interessantíssima, uma pessoa tão ou mais relacionada com a profissão da fotografia, quanto o próprio fotógrafo. Ela é Debra Weiss, Advogada e Consultora de Criação para fotógrafos, também escritora para o Photo District News, Spark! e Editorial Photographers.com
 
Seu currículo é vasto e bem interessante. Foi agente de grandes nomes, consultora do Black Book e fez uma breve passagem como CEO da APA (Advertising Photographers of America). Para entender melhor a sua relação com fotografia, segue a sua auto-biografia resumida, enviada ao Fashion Photography Blog, agora aqui no blog da PIX Photo: 
Debra tinha quatorze anos quando ficou hipnotizada em frente a uma fotografia de Edward Steichen de Greta Garbo no Museu de Arte Moderna de Nova York. Steichen tinha acabado de chamar Garbo para aparecer em seu estúdio para uma bagunça. Garbo olhou para trás para tirar o cabelo da sua testa... Steichen clicou. Debra não sabia ainda a história desse momento por trás da foto, mas ela sabia que era algo especial. Desde aquele dia, teve uma paixão por fotografias que capturam a essência. Ela incansavelmente adquiriu um vasto conhecimento sobre fotógrafos e suas obras, sendo agora, consultora amplamente reconhecida que trabalha para fotógrafos nos Estados Unidos e outros países do mundo. Seu trabalho é de relação um a um, ajudando a orientar a carreira de um fotógrafo como um artista e um negócio, criando sua identidade artística no mercado, melhorando as suas oportunidades de sucesso. Debra apresenta também seminários anualmente na PhotoPlus Expo. http://www.photoplusexpo.com

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

PIX INDICA: Exposição Visões Urbanas

Para quem curte exposições, a PIX indica a exposição Visões Urbanas no Era só  que faltava.





A ideia desta exposição é mostrar que é possível perceber uma cidade em todos os detalhes com sensibilidade. A fotógrafa Renata Zappellini, com curadoria de Deborá Santiago, abre a nova edição do Projeto Parede no Era Só O Que Faltava para levar aos paranaenses uma nova visão dos retratos sociais das cidades por onde passou. A exposição conta com 20 fotografias (nos tamanhos 20x45 e 10x15), nas quais os principais elementos são a arquitetura e os seres humanos.

Com olhar de uma arquiteta por profissão, Renata pretende provocar uma reflexão sobre a arquitetura das cidades e a sua interferência no cotidiano das pessoas. Renata Zappellini achou nas cidades europeias de Viena, Berlin, Budapeste, Barcelona e Inderburgo um cenário perfeito para a captura das mais diversas imagens. De uma maneira bem humorada, ela retrata formatos, cores e pessoas de forma inusitada. Com predominância de imagens de crianças e pessoas idosas, as fotos chamam atenção para a beleza que atividades corriqueiras podem ter, além da presença da arquitetura na vida de seus fotografados.


Sobre a fotógrafa
Essa é a segunda exposição da artista, que apesar ter nascido em Santa Catarina, mora desde a infância em Curitiba e tem a fotografia como hobby e paixão. A primeira aparição da arte de Renata Zappellini foi em Barcelona e contou com imagens registras na Indonésia e Tailândia.

Sobre o Projeto Parede
O Projeto Parede nasceu, como o próprio nome diz, nas paredes do Era Só o Que Faltava, em abril de 2002, com uma exposição de desenhos de Luciano Boletti. O objetivo — além de reforçar o lema da casa, comida, diversão e arte — é divulgar a produção de jovens artistas do Paraná e expandir os limites da intervenção artística para além dos museus e galerias, em um lugar informal.

Dessa forma, o público fica mais à vontade para desfrutar as obras. Já participaram do projeto, artistas como Gleyce Cruz, Leandro Peixoto, Bruno Machado, Karen Tortato, Milena Costa e Karin Schwarz. O projeto já rendeu vários frutos e promete produzir resultados ainda por um longo tempo.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Lomografia

Hoje a PIX vem aqui para indicar um movimento de anos atrás, especificamente desde os anos 80, é o movimentos dos LOMÓGRAFOS! 

Lomografia um fenômeno fotográfico que é produzido por uma câmera automática, de alta sensibilidade, capaz de registrar cor e movimento sem necessidade de flash e sem deformação. O processo consiste no recebimento contínuo de luz que é feito através do sistema de exposição automático, que chega a durar 30 segundos. O resultado são imagens com cores e luzes super interessantes, com um ar vintage muito charmoso.



Nos anos 90 foi o período que começou a expandir mais os "Lomomaníacos". Hoje tem praticantes da lomografia por toda a parte, com o mesmo espírito, fotografar espontaneamente o cotidiano.

E pra ajudar a derreter os nossos corações, o design das câmeras lomográficas acompanha o seu resultado retrô, é uma graça! Um exemplo disso é a Diana F+


 Pra quem quiser adquirir uma belezinha dessas, entre aqui nesse site e encomende a sua: LOMO

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Volta das Férias

Olá PIXER'S queridos!
Inicia-se mais um ano de atividades da PIX! Queremos desejar um 2010 maravilhoso de muito sucesso para todos!

Que iniciem as campanhas de Inverno 2010!